menu

05 de junho de 2018 às 04:00

Olha o Gol! E os outros carros mais vendidos nos 32 países da Copa do Mundo

UOL Carros aponta qual é o atual veículo "best seller" de cada nação participante do Mundial na Rússia

A Copa do Mundo de 2018 está para começar. Trinta e duas seleções de seis confederações filiadas à Fifa se encontrarão nos gramados da Rússia para definir qual será a próxima campeã mundial de futebol. Mas e quando falamos de carro, qual o campeão de vendas em cada uma dessas nações?

UOL Carros já está no clima da disputa e revela agora o veículo -- automóvel ou comercial leve, já que não houve contabilização de motocicletas, caminhões ou outros pesados -- mais vendido de cada um desses territórios em 2017. O resultado completo está em nosso álbum exclusivo, que abre a reportagem.

Todos os dados são de janeiro a dezembro de 2017, e foram encontrados em três consultorias: Focus2Move, Best Selling Cars e Jato Dynamics.

+ Ferrari, SUV e patinete: os carros dos selecionados de Tite
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram oficial de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter

Compilar tais informações se tornou praticamente um exercício socioeconômico, pois escancarou as muitas diferenças culturais, demográficas e de distribuição de riquezas entre os participantes da Copa do Mundo 2018.

Por exemplo: enquanto o Brasil tem 210 milhões de habitantes, vendeu 2,2 milhões de carros de passeio/comerciais leves no ano passado e tem como modelo mais visado o Chevrolet Onix, um compacto de baixo custo, a Alemanha forma um mercado de 3,7 milhões de automóveis/ano para uma população de 82 milhões, tendo como mais vendido o Volkswagen Golf, um hatch médio muito mais tecnológico.

Passada esta pequena dose de 7x1, podemos observar que há discrepâncias ainda maiores. Em um mesmo grupo, o H, estão Japão, pequena ilha capaz de comercializar 5 milhões de carros num mesmo ano, e Senegal, cuja demanda em 2017 se limitou a 7 mil veículos.

Não à toa os japoneses tiveram no "kei car" Daihatsu Move o exemplar com maior índice de comercializações de toda a lista, 270 mil unidades entregues em 2017. Já os senegaleses ficaram na lanterna: a picape média Toyota Hilux foi o veículo mais vendido naquele país mesmo registrando singelas 860 negociações concluídas.

Também há variações relacionadas à diversidade (ou não) de marcas e produtos. Se na Nigéria a minivan Toyota Hiace representou um terço de todas as 7 mil importações feitas no ano passado, na Espanha o líder Seat León acumulou a modesta fatia de 2,5% do 1,4 milhão de emplacamentos.

No fim, a "figurinha mais repetida" acabou sendo a Hilux, presente no topo do ranking de vendas em três dos 32 países: Austrália, Coreia do Sul e Senegal. Chevrolet Onix, Volkswagen Golf, Skoda  Octavia e os Toyota Corolla e Yaris apareceram duas vezes cada, mas há uma ressalva para o Yaris: tirando o nome, o modelo vendido no Peru nada tem a ver com aquele existente na Islândia.

Por falar em Onix, além dele há outro carro produzido no Brasil no jogo: o Volkswagen Gol foi o modelo zero-quilômetro mais comprado pelos consumidores argentinos em 2017. Agora chega de spoiler. Confira a lista completa no álbum.

Veja os carros dos jogadores da Seleção Brasileira

Fonte: UOL

comentários

Estúdio Ao Vivo