20 de janeiro de 2018 às 02:00

O farmacêutico no dia a dia

O antigo e importante espaço das farmácias no interior do Estado e na periferia das capitais está sendo resgatado pelos órgãos que os representam.

O antigo e importante espaço das farmácias no interior do Estado e na periferia das capitais está sendo resgatado pelos órgãos que os representam.

No Dia do Farmacêutico, comemorado neste sábado (20), o CFF (Conselho Federal de Farmácia) desenvolve campanha visando prevenir erros no uso de medicamentos pela população.

O Conselho Regional de Farmácia de São Paulo comemorou a data na sexta (19), na capital, com a realização do 18º Encontro Paulista de Farmacêuticos.

Segundo o CFF, a obrigação de as farmácias e drogarias contarem obrigatoriamente com a presença do farmacêutico em todo o período de sua atividade faculta a esses profissionais promover orientação adequada aos pacientes.

O foco do tema da campanha é: "Não procure informações sobre medicamentos em qualquer lugar. Sempre que precisar, consulte um farmacêutico".

Como parte da campanha para a utilização correta dos remédios, foi instalada a ação intitulada Farmacêuticos Fakes, sobre a postagem nas redes sociais de pedidos de informação sobre medicamentos.

O resultado deverá ser divulgado, mas o conselho federal antecipa que esse estudo deverá mostrar "a enorme quantidade de dicas dadas por amigos e familiares pelas redes sociais e a importância de evitar a automedicação".

O farmacêutico pode orientar o paciente para o remédio ser tomado na dose, frequência, via de administração e horário corretos, além de identificar interações inadequadas das drogas.

Fonte: FOLHA

comentários

Estúdio Ao Vivo