menu

27 de janeiro de 2018 às 02:00

Devo colocar sal na papinha do bebê?

Devo colocar um pouco de sal na papinha do bebê? A criança precisa receber sódio na dieta? G.H.

Devo colocar um pouco de sal na papinha do bebê? A criança precisa receber sódio na dieta?
G.H.

A adição de sal à papinha de bebês não é recomendada.

Segundo Junaura Barreto, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), ao estimular muito precocemente as papilas gustativas de um bebê, salgando a comida, ele pode acabar desenvolvendo uma preferência por alimentos muito salgados.

"Isso pode aumentar o risco de desenvolvimento de hipertensão arterial no futuro", diz Barreto, que esclarece que as papinhas já têm uma quantidade de sódio suficiente.

Também não se deve adicionar sal às papinhas caseiras, que podem começar a ser dadas como alimentação complementar a partir dos seis meses.

Depois que a criança completar 1 ano de idade, já é possível utilizar um pouco de sal, com moderação.

A especialista ainda aconselha a não bater carnes, verduras e tubérculos no liquidificador. O adequado é amassar os alimentos com garfo, até alcançarem a textura de papa.

-

A cada semana, nas edições de sábado do jornal impresso, a editoria de Saúde da Folha responde a uma pergunta dos leitores sobre saúde. É dada preferência a questões mais gerais sobre doenças, cuidados com a saúde e hábitos saudáveis.

Mande sua dúvida para o nosso Facebook, e-mail saude@grupofolha.com.br ou use #sdresp em alguma de suas redes sociais para falar sobre sua dúvida. Por carta, escreva para Editoria de Saúde, al. Barão de Limeira, 425, 4º. andar, CEP 01202-900, São Paulo-SP.

Fonte: FOLHA

comentários

Estúdio Ao Vivo